terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um pouco de esperança na chegada do Ano Novo

O aaltpadrinhamento civil, que vai permitir a uma pessoa, a título individual, ou a uma família acolher uma criança ou um jovem que não esteja para adopção, exercendo poderes e deveres próprios de pais, deverá entrar em vigor apenas em 2011.
O decreto-lei que institui esta nova figura jurídica entrou em vigor a 27 de Outubro, mas o presidente do Instituto da Segurança Social disse à TSF que está ainda a ser feito um «trabalho de preparação» dos serviços que vão fazer a avaliação dos candidatos e das crianças.
Edmundo Martinho acrescentou que a ideia é ter tudo pronto para começar a campanha no início do ano e frisou esperar que este processo seja «muito célere», até porque o grau de exigência entre os candidatos ao apadrinhamento não é mesmo que é exigido a quem quer adoptar. Recorde-se que em Portugal, há cerca de 1500 crianças em condições de serem apadrinhadas.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Às Artes, Cidadãos!

"Às Artes, Cidadãos! incide sobre algumas das intersecções que a arte e a política manifestam na actualidade, abordando questões tais como a democracia, o activismo, a cidadania, a memória, a imigração, as ideologias, a revolução, a utopia, a iconoclastia, a crise, a sexualidade, o ambiente ou a globalização, entre outras.

"A exposição apresenta obras produzidas por artistas nascidos a partir de 1961, ano da construção do Muro de Berlim, símbolo da divisão ideológica que marca a segunda metade do século XX, cuja sombra continua presente no pensamento político e cultural em inícios do século XXI.

Simultaneamente, apresenta-se também a exposição “Nas Margens da Arte”, na qual se reúnem obras de arte constituídas por revistas, livros, obras gráficas e outros materiais publicados que tornam visível a utopia e a intervenção sobre a realidade através da referência a contextos e a temas políticos, da autoria de numerosos artistas.

“Às Artes, Cidadãos!” é uma exposição que integra a celebração do centenário da República Portuguesa, fundada na sequência da revolução de 5 de Outubro de 1910. A mostra inaugura nos dias 20 e 21 de Novembro de 2010, e estará patente no Museu de Serralves até 13 Março de 2011.


ROSSELLA BISCOTTI & KEVIN VAN BRAAK * BUREAU D’ÉTUDES * STEFAN BRÜGGEMANN * CAROLINA CAYCEDO * CHTO DELAT? * SAM DURANT * GARDAR EIDE EINARSSON * MATIAS FALDBAKKEN * CLAIRE FONTAINE * ZACHARY FORMWALT * ANDREA GEYER * SHILPA GUPTA * SHARON HAYES * GERT JAN KOCKEN * ASIER MENDIZABAL * CARLOS MOTTA * TOM NICHOLSON *  AHMET ÖGÜT *  NIKOLAY OLEYNIKOV *  RIGO 23 *  ANDRÉ ROMÃO *  PEDRO G. ROMERO * AHLAM SHIBLI *  MARIANA SILVA *  ANTÓNIO DE SOUSA *  JOÃO SOUSA CARDOSO *  NICOLINE VAN HARSKAMP *  VANGELIS VLAHOS * DANH VO * SIMON WACHSMUTH

domingo, 5 de dezembro de 2010

And so this is Christmas, and what have you done ??!

Que tempo será este em que nos esquecemos do fundamental e desatamos a dar asas à nossa veia consumidora, sem olhar para o lado...
Ate pode ser um aspecto positivo desta tão badalada crise... de valores? Sim, essa é a grande crise que atravessamos...Vamos reflectir sobre a essência deste tempo de amor e de dádiva.
Vamos humanizar o Natal


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

DEPOIS DE TANTOS ANOS

Ainda continuo a acreditar que é possível mudar o Mundo,
E quando a esperança morrer mais vale desistir...